Elementos
da Narrativa:
Tempo,
Espaço, Personagens & Foco narrativo
TEMPO:
Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados.
Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola.
Tempo psicológico - é um tempo subjetivo,vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.
Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboração do tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos por :
- ordem linear
- com alteração da ordem temporal, recorrendo à analepse ou à prolepse (antecipação de acontecimentos futuros)
- ao ritmo dos acontecimentos como, por exemplo, na cena dialogada
a um ritmo diferente, recorrendo ao resumo ou sumário, à elipse e à pausa
ESPAÇO:
- Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
- Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.
- Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.
- O espaço ou ambiente: pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.
PERSONAGENS:
- Protagonista, personagem principal ou herói: desempenha um papel central, a sua atuação é fundamental para o desenvolvimento da ação.
- Personagem secundária: assume um papel de menor relevo que o protagonista, sendo ainda importante para o desenrolar da ação.
- Figurante: tem um papel irrelevante no desenrolar da ação, cabendo-lhe, no entanto, o papel de ilustrar um ambiente ou um espaço social de que é representante.
- Tudo o que ocupa um espaço e pratica uma ação, mesmo que involuntária pode ser considerado um personagem.
FOCO NARRATIVO:
- Foco narrativo, ou ponto de vista: É o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história. É, basicamente, a posição a qual o narrador, ou voz que articula a narração, conta a história. Os pontos de vista mais conhecidos são dois: narrador-observador e narrador-personagem
- Narrador- Observador: é aquele que conta a história através de uma perspectiva de fora da história, isto é, ele não se confunde com nenhum dos personagens. Este foco narrativo se dá, predominantemente, em terceira pessoa
- Narrador- Personagem :é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, isto é, ele, de alguma forma participa do enredo, sendo um dos personagens da história, usando a Primeira Pessoa (singular ou plural) para se contar história
Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados.
Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola.
Tempo psicológico - é um tempo subjetivo,vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.
Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboração do tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos por :
- ordem linear
- com alteração da ordem temporal, recorrendo à analepse ou à prolepse (antecipação de acontecimentos futuros)
- ao ritmo dos acontecimentos como, por exemplo, na cena dialogada
a um ritmo diferente, recorrendo ao resumo ou sumário, à elipse e à pausa
ESPAÇO:
- Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
- Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.
- Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.
- O espaço ou ambiente: pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.
PERSONAGENS:
- Protagonista, personagem principal ou herói: desempenha um papel central, a sua atuação é fundamental para o desenvolvimento da ação.
- Personagem secundária: assume um papel de menor relevo que o protagonista, sendo ainda importante para o desenrolar da ação.
- Figurante: tem um papel irrelevante no desenrolar da ação, cabendo-lhe, no entanto, o papel de ilustrar um ambiente ou um espaço social de que é representante.
- Tudo o que ocupa um espaço e pratica uma ação, mesmo que involuntária pode ser considerado um personagem.
FOCO NARRATIVO:
- Foco narrativo, ou ponto de vista: É o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história. É, basicamente, a posição a qual o narrador, ou voz que articula a narração, conta a história. Os pontos de vista mais conhecidos são dois: narrador-observador e narrador-personagem
- Narrador- Observador: é aquele que conta a história através de uma perspectiva de fora da história, isto é, ele não se confunde com nenhum dos personagens. Este foco narrativo se dá, predominantemente, em terceira pessoa
- Narrador- Personagem :é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, isto é, ele, de alguma forma participa do enredo, sendo um dos personagens da história, usando a Primeira Pessoa (singular ou plural) para se contar história
. Atividades
1-São características do gênero narrativo:
a)
No gênero narrativo, há sempre um eu que se expressa, elemento que é
responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de composição.
b)
O gênero narrativo é marcado pela afetividade e pela emotividade do clima
lírico, sempre relacionado com o íntimo e a introspecção.
c)
O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a
modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os
elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou
situação e as personagens. X
d)
O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos,
contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo. O
narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no tempo
pretérito.
Leia os fragmentos
de textos a seguir.
Texto
01
“Agora lúcida e
calma, Lóri lembrou-se de que lera que os movimentos histéricos de um animal
preso tinham como intenção libertar, por meio de um desses movimentos, a coisa
ignorada que o estava prendendo – a ignorância do movimento único, exato e
libertador era o que tornava um animal histérico: ele apelava para o
descontrole – durante o sábio descontrole de Lóri ela tivera para si mesma
agora as vantagens libertadoras vindas de sua vida mais primitiva e animal:
apelara histericamente para tantos sentimentos contraditórios e violentos que o
sentimento libertador terminara desprendendo-a da rede, na sua ignorância
animal ela não sabia sequer como,” (LISPECTOR,
Clarice. Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres. 9. ed. Rio de janeiro: Nova
fronteira, 1982, p. 14)
Texto 02
“Estou
absolutamente cansado de literatura; só a mudez me faz companhia. Se ainda
escrevo é porque nada mais tenho a fazer no mundo enquanto espero a morte. A
procura da palavra no escuro. O pequeno sucesso me invade e me põe no olho da
rua. Eu queria chafurdar no lodo, minha necessidade de baixeza eu mal controlo,
a necessidade da orgia e do pior gozo absoluto. O pecado me atrai, o que é
proibido me fascina. Quero ser porco e galinha e depois matá-los e beber-lhes o
sangue. Penso no sexo de Macabéa, miúdo mas inesperadamente coberto de grossos
pêlos negros – seu sexo era a única marca veemente de sua existência.” (LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 21. ed. – Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 1993, p. 88.)
2- Considere as seguintes afirmações a respeito dos
trechos reproduzidos acima.
I Nas duas narrativas, observa-se uma temática de cunho
existencial, com linguagem fragmentada
II Em “A hora da estrela”, há ênfase na condição feminina
no mundo do trabalho; em “Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres”, há um
questionamento sobre o homem.
III Em ambas as narrativas, observam-se personagens
femininas em foco e um narrador que oscila de posição.
IV O narrador, em “A hora da estrela”, oscila de posição,
e em “Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres”, mantém um único ponto de vista
Conclui-se que estão corretas as afirmações
A) I e IV. X
B) I e III.
C) II e IV.
D) II e III.
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