Texto para questão 1
Nós, brasileiros, estamos acostumados a
ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição,
interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando
poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre
separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão
acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da
revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não
seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que
a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual
for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos?
Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado
mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor
médio.
Disponível em:
http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
O texto foi publicado em uma revista de
grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores
manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer
sua argumentação, o autor do texto
a) faz uma síntese do que foi abordado
na reportagem.
b) discute problemas conjugais que
conduzem à separação.
c) aborda a importância dos advogados
em processos de separação.
d) oferece dicas para orientar as
pessoas em processos de separação.
e) rebate o enfoque dado ao tema pela
reportagem, lançando novas ideias.
Alternativa “e”. O autor do texto tem como objetivo questionar o
enfoque dado pela revista ao tema, que, a seu ver, é pouco funcional para o
leitor médio, e também lançar novas ideias sobre uma reportagem que vise a esse
tipo de leitor.
Texto para as questões 2-3-4-5
Milhões de pessoas conhecem Leonardo da Vinci
como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo.
Milhões de outras pessoas o vêem como um gênio, muitos anos-luz à
frente do seu tempo em matéria de ciência, matemática e engenharia. Leo
imaginou helicópteros, tanques de guerra e submarinos (sem falar num banheiro
incrivelmente organizado que desenhou) alguns séculos antes de esses inventos
se tornarem realidade.
Para
muita gente, ele foi também um sábio, que não só buscou desvendar os segredos
da anatomia, desenhando os mais misteriosos e complicados detalhes do corpo
humano, como também se questionou sobre a alma, o lugar do homem e sua
finalidade em nosso imenso e complexo Universo.
Há também aqueles que se lembram dele como
músico. Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições
que ele mesmo executava para um público admirado. E,
acredite ou não, ainda há outros que se recordam de Leo como arquiteto,
cartógrafo e urbanista! Sabia que ele fez projetos sensacionais de supercidades,
edifícios e aquedutos?
O
mais incrível mesmo é que toda essa gente tem razão! Leonardo foi isso e muito
mais! Se no século XV houvesse psicólogos especializados em orientação
profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional. Ele se
interessava por absolutamente tudo o que há debaixo do Sol – para não falar no
que se encontra além dele. Em seus 67 anos de vida, Leonardo empregou seu
supercérebro em um número de projetos muito maior do que a maioria das pessoas
normais seria capaz, mesmo que vivessem uma centena de vidas.
COX,
Michael. Introdução.In: . Leonardo da
Vinci e seu supercérebro. São Paulo :Companhia das Letras, 2004, p.5-7.)
2. A
questão tratada no texto é
(A) a importância da pintura de Da Vinci.
(B) o desconhecimento da obra de Da Vinci.
(C) o interesse de Da Vinci por vários assuntos.
(D) a admiração das pessoas por Da Vinci. x
3..A
leitura dessa narrativa permite entender que Leonardo da Vinci era um
supercérebro por
(A) atuar nas mais variadas áreas profissionais. x
(B) pintar o quadro mais famoso do mundo.
(C) construir seus próprios instrumentos
musicais.
(D) desenvolver projetos de edifícios e
aquedutos.
4.O
narrador demonstra muita intimidade com o personagem descrito quando, no texto,
o trata por
(A Leonardo da Vinci.
(B) Leo. x
(C) Da Vinci.
(D) Vinci.
5.Os
balões nos desenhos sugerem que Leonardo da Vinci está
(A) falando.
(B) cochichando.
(C) sussurrando.
(D) pensando. x
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