1. Qual a finalidade de um verbete de dicionário?
a) expressar sobre o sentimento de uma palavra
b) explicar o conceito de uma palavra
c) determinar referências sobre o conceito de uma palavra
d) comentar sobre o sentido de uma palavra
EF05LP25- Planejar e produzir com
certa autonomia, verbetes
De dicionário, digitais ou impressos,
considerando a situação comunicativa...
Leia e responda
às questões 2 – 3.
2.
No primeiro quadrinho, há uma frase
a)
exclamativa.
b)
negativa.
c)
declarativa.
d)
interrogativa.
EF05LP04-
Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, etc
3. O ponto de exclamação na fala do pinguim do segundo quadrinho indica
a) uma admiração.
b)
uma ordem.
c)
uma indagação.
d)
um entusiasmo.
Leia o texto e responda:
O SAPO COM MEDO D’ÁGUA
O sapo é esperto. Uma vez o homem agarrou o sapo e levou-o para os filhos brincarem. Os meninos judiaram dele muito tempo e, quando se fartaram, resolveram matar o sapo.
Como
haviam de fazer?
–
Vamos jogar o sapo nos espinhos!
–
Espinho não fura meu couro – dizia o sapo.
–
Vamos queimar o sapo!
– Eu
no fogo estou em casa!
–
Vamos sacudir ele nas pedras!
–
Pedra não mata sapo!
–
Vamos furar de faca!
–
Faca não me atravessa!
–
Vamos botar o sapo dentro da lagoa!
Aí o
sapo ficou triste e começou a pedir, com voz de choro:
– Me
bote no fogo! Me bote no fogo! N’água eu me afogo! N’água eu me afogo!
–
Vamos para a lagoa – Gritaram os meninos.
Foram,
pegaram o sapo por uma perna e, t’xim bum, rebolaram lá no meio. O sapo
mergulhou, veio em cima d’água, gritando, satisfeito:
– Eu
sou bicho d’água! Eu sou bicho d’água!
Por
isso quando vemos alguém recusar o que mais gosta, dizemos:
– É
sapo com medo d’água…
Luís
da câmara cascudo
a) apresenta narrador, personagem,
opinião e argumento.
b) é uma composição narrativa em que os
personagens são animais.
c) é um gênero literário que apresenta
situações do cotidiano.
d) é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
EF35LP01-
Ler e compreender, silenciosamente, com autonomia e fluência, textos curtos com
nível de textualidade adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário