terça-feira, 21 de outubro de 2025

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - 5° ANO

 Leia o texto abaixo.

Um gatinho aconchegante

 Funciona como

Um travesseiro macio,

Ou cobertor

Nas noites de frio.


Pode pescar sardinhas

Para o almoço,

Ou fazer cócegas

No meu pescoço. [...]


Se a saudade de casa

Apertar,

Eu aperto o gatinho

No peito.

Porque é sempre bom

Ter um gatinho por perto.

Assim, desse jeito.

 

NETO, Lázaro Simões



Questão 1. 

(Caed/Mec) De acordo com esse texto, é sempre bom

a) fazer cócegas.

b) pescar sardinhas.

c) ter um gatinho por perto.  X

d) ter um travesseiro macio.

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrãos e seu efeito de sentido.

 Leia o texto abaixo.


Satélite de fases

        A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, não tem luz própria. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra. Mas na verdade sua forma não muda. O que muda é o quanto podemos ver da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

       A Lua demora cerca de 27 dias para dar a volta ao redor da Terra e de seu próprio eixo. Por isso, é sempre o mesmo lado que fica de frente para o nosso planeta, chamado de lado visível. [...]

    É o único lugar do espaço em que o homem já pisou. Doze astronautas já aterrissaram por lá, desfazendo o mistério: cheia de crateras, poeira e pedras, sem atmosfera nem água, a Lua não abriga nenhuma forma de vida.


canalkids.com

Questão 2 

(Caed/Mec) De acordo com esse texto, doze astronautas aterrissaram na lua e encontraram

a) água e formas de vida.

b) crateras, poeira e pedras. X

c) atmosfera.

d) luz própria.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

 

Leia o texto abaixo

Aquarela


Numa folha qualquer

Eu desenho um Sol amarelo

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo


Corro o lápis em torno da mão

E me dou uma luva

E se faço chover, com dois riscos

Tenho um guarda-chuva


Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho azul do papel

Num instante imagino

Uma linda gaivota a voar no céu

 

Vai voando, contornando

A imensa curva norte-sul

Vou com ela viajando

Havaí, Pequim ou Istambul [...]


letras.mus.br



Questão 3. 

(Caed/Mec) De acordo com esse texto, com dois riscos tenho um

a) castelo.

b) guarda-chuva. X

c) papel.

d) sol.

EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

 Leia o texto abaixo.

Quero saber...

se macacos conseguem escalar paredes.


       Pode apostar que sim, eles fazem um tipo de rapel de macaco! Foi isso que chamou a atenção de alguns pesquisadores que recentemente visitaram Ilhabela, município-arquipélago localizado no litoral norte de São Paulo. Por lá, a Mata Atlântica é muito exuberante e está protegida por um parque estadual. Nesse ambiente, livre de caçadores, os macacos-prego se divertem à vontade e foram vistos fazendo rapel, ou seja, subindo e descendo um imenso paredão, carregando o que parece ser algum fruto. Devia ser algo muito saboroso para compensar essa escalada toda! [...]


chc.org.br

Questão 4.

(Caed/Mec) De acordo com esse texto, o que os macacos carregavam devia ser algo muito

a) divertido. X

b) exuberante.

c) protegido.

d) saboroso.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

 Leia o texto abaixo.

A professora diz em sala de aula:

– Vamos lá, crianças, se numa mão tenho 6 maçãs e na outra tenho quatro. O que eu tenho?

Joãozinho responde:

– Mãos enormes, professora.

dicionariopopular.com

Questão 5. 

(Caed/Mec) Esse texto foi escrito para

a) divertir o leitor.

b) ensinar uma tarefa.

c) informar ao leitor. X

d) vender um produto.

EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Leia o texto abaixo.


TATU


       Há 20 espécies de tatus espalhadas pelo mundo. A metade vive em nosso país(...).

Os tatus vivem em buracos que eles mesmos cavam. Algumas espécies, como o canastra fazem um novo buraco a cada sete dias. Nas tocas eles dão à luz os filhotes e se escondem quando perseguidos pelos caçadores. Tirar um tatu do buraco não é fácil. Ao cavar, ele joga a terra para trás, entupindo a entrada. Além disso, finca as unhas enormes no chão e se imprensa contra as paredes do buraco. O tatu come minhocas, insetos, pequenos, répteis e folhas.


LEMOS, Francisco

Questão 6. 

(Caed/Mec) O assunto tratado nesse texto é

a) a história de um tatu.

b) a vida dos tatus. X

c) os cuidados com os tatus.

d) os caçadores de tatus.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário