quarta-feira, 23 de abril de 2025

TEXTO, ATIVIDADES E DEFINIÇÃO DO GÊNERO CONTO – 6° ANO

 Os contos, geralmente apresentam uma situação de tranquilidade, na qual costumam ser apresentados o ambiente em que se passa a história e alguns personagens.

Nos contos, há um conflito gerador, ou seja, uma situação-problema surge quebrando a calma inicial da história.

Neles existe também um clímax, ou seja, um momento de maior tensão na narrativa. No final dos contos, acontece a resolução do problema, ou seja, o momento em que é apresentada a solução para o conflito.

 O PEQUENO POLEGAR

  Era uma vez, um pobre lenhador que tinha sete filhos. O caçula era tão pequenino que se chamava Pequeno Polegar. Quando ele nasceu não media mais do que um dedo polegar.     Uma noite, na cozinha, o lenhador falou à sua mulher:

 __ Querida, não temos mais como alimentar as crianças, amanhã deixarei todos na floresta, quem sabe alguém as encontre e cuide delas. 

O Pequeno Polegar, como era muito esperto e bisbilhoteiro, escutou a conversa dos pais. Passou a noite inteira pensando no que faria para conseguir achar o caminho de volta para casa. 

Na manhã seguinte, o lenhador seguiu com as crianças para a floresta. Polegar levou um pedaço de pão escondido no bolso, e ia deixando um rastro de migalhas pelo caminho. 

No final do dia, as crianças se distraíram brincando, e quando perceberam, seu pai havia sumido. Assustados, todos começaram a chorar. Polegar falou para seus irmãozinhos:

 __ Não chorem, sei como faremos para voltar para a casa, basta seguir o caminho que fiz com migalhas de pão. 

Eles começaram a seguir as migalhas, e um pouco mais para frente perceberam que os passarinhos haviam comido todas elas. Sem saber para onde ir, começaram a caminhar pela floresta. De repente encontraram um castelo muito grande, e resolveram bater na porta.

 Uma senhora muito bondosa atendeu as crianças. Ela deu comida e bebida para elas, e disse que poderiam descansar à vontade. Ela contou que o dono do castelo era um gigante muito malvado, e devorava as criancinhas, mas ele estava viajando. Avisou-os que deveriam ir embora imediatamente, caso gigante voltasse.

 No meio da noite o gigante apareceu de surpresa em casa. A senhora correu até o quarto das crianças e mandou-as fugir depressa. O gigante sentiu o cheiro das crianças, e começou a procurá-las. Elas pularam a janela, e correram para o bosque. O Malvado, zangou-se, porque deixou escapar tão boa comida. Calçou as suas botas mágicas, e saiu correndo atrás dos sete irmãozinhos. Ele correu a noite toda, e não encontrou os meninos. De manhã resolveu parar para descansar e adormeceu rapidamente. 

O Pequeno Polegar, vendo que o gigante roncava alto, roubou as botas mágicas. Graças a elas as crianças conseguiram voltar para casa. Sem as botas, o gigante perdeu seus poderes e foi embora para um lugar distante. O rei ficou muito agradecido, porque os meninos espantaram o gigante do seu reino. Polegar ganhou o emprego de mensageiro do rei, e sua família nunca mais passou fome. Irmãos Grimm.

1) Interpretação do texto:

a) Onde se passa a história? R:_________________________________________________________ __________________________________________________________

b) Quem é o protagonista da história, ou seja, o personagem principal?  R:_________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

c) Toda a história tem um elemento estruturador que é o conflito.

Quais são os conflitos dessa história?

(    ) O Polegar escuta a conversa dos pais.

(    ) O Polegar joga migalhas de pão no caminho.

(    ) Quando percebem que o pai desapareceu.

(    ) Quando encontram o castelo do gigante.

(    ) Quando o gigante volta para casa. 

d) Qual o motivo de os pais terem abandonado os filhos? 

(   ) porque não gostava dos filhos.

(   ) os filhos eram muito teimosos.

(   ) não tinham alimentos suficientes.

 e) O que Pequeno Polegar fez para não perder o caminho de volta para casa?

(    ) jogou arroz pelo caminho.

(    ) jogou migalhas de pão pelo caminho.(    ) jogou bolinhas pelo caminho.  f) Esse plano deu certo?                             (   ) sim               (   ) não      

Por que? R:_________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário