Slogan
As campanhas
publicitárias, em sua grande maioria, apresentam um slogan que tem por objetivo
divulgar uma marca, linha de produtos ou ideia. A origem da palavra slogan
(sluagh- gairm) é escocesa e tem sentido de “grito de guerra”. Quando se
originou, essa palavra era utilizada para reunir os combatentes de determinado
exército para a batalha. Nos dias atuais, no meio publicitário, o slogan é
utilizado para chamar a atenção do consumidor para determinado produto ou marca.
O slogan pode ser formado por frase verbal ou
nominal clara e fácil de ser memorizada.
Estrutura do slogan
Chamada- Frase utilizada para atrair a
atenção do leitor e despertar o interesse dele para o restante do anúncio.
Texto não verbal- Geralmente, serve para completar o
sentido do texto verbal, contribuindo pata o efeito de sentido pretendido pelo
autor.
Assinatura- Identificação de quem assina a peça,
em outras palavras: O anunciante.
Slogan- Frase curta que tem o objetivo de
fixar na memória do consumidor um produto, ideia ou marca.
Corpo do texto- É o desenvolvimento da ideia presente na chamada. Normalmente é constituído por frases curtas, objetivas em linguagem adequada ao público- alvo.
Atividade
Faça com os colegas de classe um anúncio publicitário promovendo uma ideia ou um produto.
Primeiramente, escolham a ideia e os objetivos que a envolvem:
- Para que ela é importante?
- Qual o público alvo envolvido?
- Vale utilizar imagens?
Após respondida as perguntas, elabore um texto curto e criativo de acordo com a estrutura acima (título, corpo de texto, marca e contato).
Importante conhecer o público alvo, ou seja, se o anúncio é destinado ao público jovem pode apresentar uma linguagem mais despretensiosa, com uso de figuras de linguagem e gírias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário