sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

FÁBULA- O CAVALO E O BURRO- ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA- 6° ANO



     Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com a carga de quatro arrobas, e o burro – coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:

       – Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso igulamente, seis arrobas para cada um.

       O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.

        – Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?

      O burro gemeu:

        – Egoísta! Lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha.

       O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.

       Chegam os tropeiros, maldizem da sorte e sem demora arrumam as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.

      – Bem feito! – exclamou um papagaio. Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro motivo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado agora…”   Monteiro Lobato, Fábulas. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.

Questões

1-Quem são os personagens da fábula? O cavalo e o burro.

2- Qual é a situação em comum vivida por esses personagens?  Ambos estão transportando carga.

3- Que reclamação o burro faz ao cavalo? Ele reclama que sua carga está muito pesada e pede ao cavalo para que o ajude.

4- Qual é a reação do cavalo diante da reclamação do burro? O cavalo não concorda em dividir a carga pois está confortável com o peso que está carregando.

5- O que acontece, então, com o burro? De tão cansado não consegue mais carregar a carga.

6 - Que ensinamento essa fábula transmite?

Ensina que devemos ajudar nossos semelhantes em situações em que nós mesmos poderemos precisar de ajuda. A atitude egoísta do cavalo fez com que ele passasse pela mesma situação do burro.

 7- Faça um pequeno resumo, com suas palavras, o desfecho da história.

Gramática

1- Que qualidades o cavalo atribui ao burro? Por que? Para o cavalo o burro é ingênuo por acreditar que ele, concordaria em dividir a carga.

2- Que qualidades o burro atribui ao cavalo? Por que? Para o burro o cavalo é egoísta, pois só pensa em seus próprios interesse.

Proposta de atividade/dinâmica – O cavalo e o burro

Telefone sem fio

Adequado para: Pequenos ou grandes grupos. Objetivo do jogo: Receber e transmitir uma mensagem  de maneira clara e objetiva.

A- As crianças sentam-se em círculo.

B- O professor diz uma palavra à primeira criança que deverá sussurrá-la ao companheiro que está à sua direita e assim sucessivamente.

C-O último do círculo deverá pronunciar a palavra em voz alta quando, então, será verificado se a palavra final não foi distorcida.

D-Variação: O jogo pode ser variado se, ao invés de palavras a atividade for feita com frases.

E- Use de preferência palavras ou frases relacionadas à fabula.

Quem foi Esopo?

    Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.



  Esopo,fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes,ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

  O trabalho de Esopo,ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero (280 anos antes de Cristo), por quanto este teria reunido as histórias contadas pelo sábio. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias e as difundiu.Portanto, esse foi o motivo da fama. (Mundo Genial)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário