O texto abaixo é uma lenda sobre o umbu. Nele há espaços
para completar. Preencha os espaços com as palavras abaixo:
Satisfez
– disse – resolveu – chegou – respondeu – perguntou – explicou
A lenda do umbu
No princípio, as
árvores eram todas iguais. Mas um dia Deus estava muito contente, porque os
diabos e os homens tinham sido derrotados, e --------------- comemorar isso
satisfazendo a vontade das árvores.
-----------------
para a coronilha o que é que ela
queria.
Ela
----------------- que queria ser tão dura a ponto de resistir aos golpes do
machado. Perguntou para o molho. Ele
------------------ que queria assoviar. Perguntou para a figueira do campo. Ela
disse que queria ser forte, muito alta, muito bonita.
E assim Deus foi
satisfazendo o pedido de todas as árvores.
Quando
----------------- a vez do umbu, este disse que queria ter o corpo muito fraco,
como madeira à- toa, mas, se fosse possível, queria ser grande, para dar
bastante sombra aos homens.
Deus
-------------- a vontade dele, igualmente, mas antes perguntou por que queria
ter madeira fraca e mole, enquanto todas as árvores queriam ser fortes e duras
como a coronilha. Então o umbu ------------- que queria que a sua madeira
pudesse servir, algum dia, para cruz e sacrifício de um santo. E desde aí o umbu
é assim.
Henriqueta Lisboa
ATIVIDADES
1- Que estratégia, isto é, que ação, você utilizou para
completar os espaços, de maneira a deixar o texto com sentido? A estratégia utilizada foi a de observar se a palavra estava
de acordo com a frase, de modo a completar o seu sentido.
2- As palavras que foram encaixadas no texto são nomes,
características, ações ou qualidades? São ações.
3- De acordo com o segundo parágrafo do texto, qual foi a
atitude de Deus? Perguntou a coronilha o que ela
queria.
4- O que fez a coronilha? Respondeu
que queria ser tão dura a ponto de resistir aos golpes do machado.
5- Você acha que perguntar e responder podem ser
considerados como ações? Sim, São coisas que Deus e a
coronilha fizeram. São, portanto, ações feitas pelas personagens da história.
6- Construa frases com ações, que já acontecera ou que vão acontecer..
EX: “Perguntou
para a figueira do campo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário