1. Complete o
texto com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique
compreensível, ou seja, coeso.
Muito suor,
pouca descoberta (Super for Kids, nº 1) O trabalho do arqueólogo tem emoções,
sim. _________não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade
_________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como
pirâmides e ruínas. _______as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios,
__________ ___________ identificam a importância das coisas que acharam nos
sítios arqueológicos. _____________, é preciso persistência para encarar a
profissão, ___________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando
sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação,
____________não há faculdade de Arqueologia. ___________, é preciso gostar de
viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e
outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história. porque – mas – eles – pois – portanto – mas
– além disso – que – porque – quando.
O DESEJO
“A velhinha tinha uma pequena loja, numa rua de Florença. Exteriormente,
sua loja não era nem rica, nem elegante, nem artística. Isso acontece em muitas
lojas, na Europa. Mas a velhinha vendia umas blusas tão lindas e originais que
mulher nenhuma poderia ficar insensível a seus encantos. E eis que, de repente,
me torno possuidora de uma delas. Começava a escurecer. A formosa Florença
tornava-se uma cidade de prata. Eu desejava mais uma blusa: quem viaja está
sempre pensando em alegrias que, de volta, pode dar aos amigos. Mas a loja ia
fechar, a velhinha não negociava com dólares (e pensar que um dia eu tive
dólares!): então, separei a segunda blusa, e prometi que na manhã seguinte
apareceria com as minhas liras.”
(Cecília
Meireles. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro, José
Olympio, 1973)
Assinale a única
alternativa correta nas questões abaixo:
1.Conclui-se o seguinte com respeito
à loja:
a. ( )
era uma loja de roupas.
b. ( )
não havia empregados.
c. ( )
a loja era humilde
d. ( )
todas as alternativas anteriores x
e. ( )
nenhuma das alternativas dadas
2. Conclui-se
o seguinte com respeito à data da viagem:
a. ( )
a viagem aconteceu há poucos dias atrás do registro feito pela narradora
b. ( )
a viagem aconteceu há poucas semanas atrás do registro feito pela narradora
c. ( )
a viagem aconteceu há muito tempo atrás do registro feito pela narradora
d. ( )
qualquer uma das alternativas anteriores
x
e. ( )
nenhuma das alternativas dadas
GERAÇÃO DO CELULAR
Inaê Soares da Silva
O uso
do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem
ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam
que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet
apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro,
seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas
precisam aprender ter mais contato com o mundo real.
As
crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no
celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou
para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as
últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão
aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso
preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais
contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para
aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas
antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a
prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
Temos
que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se
desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o
celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e
dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o
relacionamento e o amor.
Da Silva, Inaê Soares. Escola João
Moreira Barroso.
Setembro de 2017 (Adaptado). Professor
Maurício Araújo
1. Há uma opinião da autora em
a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos
brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações
dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais
contato com as pessoas...” x
2. Qual a proposta de solução apresentada pela autora para minimizar os
problemas causados pelo celular?
a) “Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos
a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real.” x
b) “A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes
humanas, como
“bom dia”, “por favor”, são raros.”
c) “O que veio para aproximar, acabou afastando.”
d) “As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as
outras.”
TEXTO 1
Não deixe seu melhor amigo com raiva
A vacina contra a raiva protege seu animal, evitando que
ele fique doente e ameace a saúde de sua família.
No dia 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde
realiza a Campanha Antirrábica Animal.
Procure o posto de vacinação mais perto de sua casa,
levando seu cachorro ou gato, no horário de 9 às 17 horas.
Prefeitura Municipal de Betim. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
TEXTO 2
Mordida de cão, gato, rato e cia.
De repente, o cachorro do vizinho
ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que fazer?
Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança,
passe a prestar atenção no animal.
Se for possível, observe como
se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o
animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema
de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado,
se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança
poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e
doloroso.
Em todos os postos de saúde
do Brasil você pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. Recomendado
pela Organização Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da
lesão e nas condições de saúde do animal.
Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do
Menino Maluquinho. Porto Alegre:
L&PM, 1997. p. 40-41. *Adaptado: Reforma
Ortográfica.
O assunto desses dois textos é
A) a saúde das crianças.
B) a vacina das crianças.
C) a saúde no Brasil.
D) a vacina contra a raiva.
Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de
textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário