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terça-feira, 31 de maio de 2016

ATIVIDADES COM PLURAL DOS ADJETIVOS COMPOSTOS - 8° ANO

Adjetivos compostos (adjetivo + adjetivo), só flexionamos o segundo componente.
Ex.: camisa vermelho-escura -  camisas vermelho-escuras
Assessoria técnico - cientifica  - Assessorias técnico – cientificas

EXCEÇÕES
Varia os dois
           Surdo-mudo - surdos-mudos
      Surda-muda - surdas-mudas
 Azul-marinho e azul-celeste é invariável.

 • Adjetivos relacionados a cores tornam-se invariáveis quando um dos elementos for um substantivo.
Ex.: calça verde-água = calças verde-água
Terno azul-marinho = Ternos azul-marinho
Blusa azul-celeste = Blusas azul-celeste

Atividades

1. O plural de terno azul-claro e terno verde-mar é:
a) ternos azuis-claros; ternos verdes-mares
b) ternos azuis-claros; ternos verde-mares
c) ternos azul-claro; ternos verde-mar x
d) ternos azul-claros; ternos verde-mar
e) ternos azuis-claros; ternos verde-mar

2. “...onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado.”
A concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se refere manteve-se correta em:
a) cabelos afros-oxigenados
b) cabeleiras afras-oxigenadas
c) cabelos afros-oxigenados
d) cabeleiras afra-oxigenadas
e) cabelos afro-oxigenados x
3. Marque "C" para o plural correto e "E", no caso de erro: 
(  ) luta greco-romana - lutas grecos - romanas

(  ) camisa azul-marinho - camisas azul-marinho

(  ) escritor luso-brasileiro - escritores luso-brasileiros

(  ) olho verde-claro - olhos verdes-claros

(  ) blusa cor-de-rosa - blusas cor- de- rosas

(  ) entidade sócio - econômica - entidades sócio - econômicas

(  ) cortina azul-celeste - cortinas azul-celeste

(  ) menino surdo-mudo - meninos surdo - mudos


R: E,C,C,E,E,C,C,E

4. Sobre os adjetivos, é correto afirmar:
a) Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc. X
b) Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do advérbio.
c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.
d) Classe de palavra invariável que exprime estados emocionais.
e) Conjuntos de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor de um único verbo.

DIFICULDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA – Trás, Atrás, Detrás, De Trás, Por Trás, Para Trás - 8° ANO

TRÁS! – interjeição, som imitativo de pancada ou queda.
Ex.: Quando viu o ladrão na sua frente, a D. Maria deixou cair o jarrão e trás! Partiu-se!

TRÁS – elemento de composição, que transmite a ideia de anterior.
Exs.:Trás-ante-ontem / trasanteontem / trasantontem (a língua portuguesa admite as três formas -grafia dupla);
Trasmontano / transmontano (a língua portuguesa admite as duas formas -grafia dupla);
trasviar.

TRÁS – advérbio e preposição com o significado de: após; depois de; em seguida.

ATRÁS – advérbio – do lado oposto, antecedentemente
Ex.: Quem vier atrás, feche a porta, se faz favor!


DETRÁS – advérbio, lugar donde.
Ex.: A Joana surgiu detrás do carro.

DETRÁS DE – locução preposicional, lugar donde.
Ex.: A Gabriela surgiu detrás da casa.

DE TRÁS – locução adverbial de lugar ou / espaço.
Ex.: Esta situação já vem de trás -de tempos atrás.
A Joana observou a escultura de frente e de trás – lugar.

POR TRÁS – locução adverbial, lugar por onde.
Ex.: A Rita veio por trás da escola.

PARA TRÁS – locução adverbial, lugar para onde.
Ex.: Mexe as pernas, senão ficas para trás.



sexta-feira, 27 de maio de 2016

ATIVIDADES COM PLURAL DOS SUBSTANTIVOS - 8° ANO

1- Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.
a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beijas-flor
b) casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
d) casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-fiores

2- Das opções a seguir, assinale a que apresenta um substantivo que só tem uma forma no plural.
a)  guardião
b)  espião
c)  peão

d)vulcão
e)  cirurgião

3- O plural de fogãozinho e cidadão é:
a) fogãozinhos e cidadãos.
b) fogãosinhos e cidadãos.
c) fogõezinhos e cidadãos.
d) fogõezinhos e cidadões.
e) fogõesinhos e cidadões.

4- Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo composto está errada.
a) os pés-de-chumbo.
b) os corre-corre.
c) as públicas-formas.
d) os cavalos-vapor.
e) os vaivéns.

5- Numa das frases seguintes, há uma flexão de plural totalmente errada. Assinale-a.
a) Os escrivães serão beneficiados por essa lei.
b) O número mais importante é o dos anõezinhos.
c) Faltam os hifens nesta relação de palavras.
d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
e) Os repteis são animais ovíparos.

6- Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual?
a) escolas-modelo
b) quebra-nozes
c) chefes-de-sessões
d) guardas-noturnos
e) redatores-chefes

7A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:
a) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
b) pés-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
c) pés-de-moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
d) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
e) pés-de-moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas.

8- Assinale a alternativa em que há erro na flexão de número.
a) as águas-marinhas, as públicas-formas, os acórdãos.
b) abajures, caracteres, os ônus.
c) auto-serviços, alto-falantes, lilases.
d) capitães-mor, sabiás-pirangas, autos-de-fé.
e) guardas-florestais, malmequeres, Ave-Marias.


 1) e,  2) b, 3) c, 4) b, 5) d, , 6) c,  7) c, 8) d


PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS QUE SE LIGAM COM HÍFEN - 8° ANO

Plural dos substantivos que se ligam por hífen

- Quando o primeiro termo do composto é verbo ou palavra invariável e o segundo substantivo ou adjetivo, só o segundo vai para o plural:

SINGULAR                           PLURAL
Vice - presidente                  vice - presidentes
Abaixo - assinado                 abaixo - assinados

- Quando os termos componentes se ligam por preposição só o primeiro toma a forma de plural:
SINGULAR                           PLURAL
Cana - de - açúcar                canas - de - açúcar
Mula - sem - cabeça          mulas - sem - cabeça

- Também só o primeiro toma forma de plural quando o segundo termo da composição é um substantivo que funciona como determinante específico:

SINGULAR                          PLURAL
Navio - escola                      navios - escola
Salário - família                   salários - família

- Geralmente ambos os elementos tomam a forma do plural quando o composto é constituído de dois substantivos ou de um substantivo e um adjetivo:

SINGULAR                             PLURAL
Carta - bilhete                        cartas - bilhetes
Amor - perfeito                      amores - perfeitos


quarta-feira, 25 de maio de 2016

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA - 9° ANO

 1. Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram .......... seus direitos, fazendo um .......... assustador.
a) mendingos; reivindicar; rebuliço
b) mindigos; reinvidicar, rebuliço
c) mindigos; reivindicar, reboliço
d) mendigos; reivindicar, rebuliço
e) mendigos; reivindicar, reboliço

2. Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:

a) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
b) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
c) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
d) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
e) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)

3. Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ......
a) escusas - a fim - mal-entendidos
b) excusas - afim - mal-entendidos
c) excusas - a fim - malentendidos
d) excusas - afim - malentendidos
e) escusas - afim - mal-entendidos

4. Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.
a) extrangeiro - naturalizar
b) estrangeiro - naturalisar
c) extranjeiro - naturalizar
d) estrangeiro - naturalizar
e) estranjeiro - naturalisar

5. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) quiseram, essência, impecílio
b) pretencioso, aspectos, sossego
c) assessores, exceção, incansável
d) excessivo, expontâneo, obseção
e) obsecado, reinvidicação, repercussão

6.  A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e -ção, como "expansão" e "sensação", é:
a) inven..... / coer.....
b) absten..... / asser.....
c) dimen..... / conver.....
d) disten..... / inser.....
e) preten..... / conver..

7.  Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
a) hélice
b) halo
c) haltere
d) herva
e) herdade

8. Só não se completa com z:
a) repre( )ar
b) pra( )o
c) bali( )a
d) abali( )ado
e) despre( )ar

9. Completam-se com g os vocábulos abaixo, menos:
a) here( )e
b) an( )élico
c) fuli( )em
d) berin( )ela
e) ti( )ela

10. Alternativa correta:
a) estemporanêo
b) escomungado
c) esterminado
d) espontâneo
e) espansivo

GABARITO

1. D
2. B
3. A
4. D
5. C
6. D
7. D
8. A
9. D
10. D


ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA - 7° ANO

MARQUE A ALTERNATIVA COM  EMPREGO CORRETO DE:

01) X ou CH:
a) xingar, xisto, enxaqueca
b) mochila, flexa, mexilhão
c) cachumba, mecha, enchurrada
d) encharcado, echertado, enxotado

02) E ou I:
a) femenino, sequer, periquito
b) impecilho, mimeógrafo, digladiar
c) intimorato, discrição privilégio
d) penico, despêndio , selvícola

03) S ou Z:
a) ananás, logaz, vorás, lilaz
b) maciez, altivez, pequenez, tez
c) clareza, duqueza, princesa, rez
d) guizo, granizo siso, rizo

04) G ou J:
a) sarjeta, argila
b) pajem, monje
c) tigela lage
d) gesto, jeito

05) SS, C, Ç:
a) massiço, sucinto
b) à beça, craço
c) procissão, pretencioso
d) assessoria, possessão

06) O ou U:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir

07) S ou Z:
a) rês, extaziar
b) ourivez, cutizar
c) bazar, azia
d) induzir, tranzir

08) X ou CH:
a) michórdia, ancho
b) archote, faxada
c) tocha, coxilo
d) xenofobia, chilique

9) SS ou Ç:
a) endosso, alvíssaras, grassar
b) lassidão, palissada, massapê
c) chalassa, escasso, massarico
d) arruassa, obsessão, soçobrar

10) X ou CH:
a) chafariz, pixe pecha
b) xeque, salsixa, esquixo
c) xuxu, puxar, coxixar
d) muxoxo, chispa, xangô

11) G ou J:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeito, jibóia
d) enjeitar, magestade, gíria

12) X ou CH:
a) flexa, bexiga, enxarcar
b) mexerico, bruxelear, chilique
c) faixa, xalé, chaminé

d) charque, chachim, caximbo

13) S ou Z:
a) aridez, pesquizar, catalizar
b) abalizado, escassez, clareza
c) esperteza, hipnotisar, deslise
d) atroz, obuz, paralização

14) G OU J
a) monje tijela lojista ultraje
b) anjinho, rijidez, angina jia
c) herege, frege, pajé, jerimum
d) rabujentorigeza, goló, jesto





GABARITO:
01. A    02. C     03. B    04. A     05. D
06. B    07. C     08. D    09. A     10. D   
11. B    12. B     13. B    14. C     

segunda-feira, 23 de maio de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - 6° ANO

(Fonte: Disponível em www.dorinho.com.br, acesso em 10/08/2013.)

1- No texto, a palavra “persuadindo” indica: 
A. (  ) Censura. B. ( x ) Influência. C. (  ) Indiferença. D. (  ) Persistência.

Receita de espantar a tristeza

Faça uma careta 
E mande a tristeza
Pra longe, pro outro lado
Do mar ou da lua 

Vá para o meio da rua
E plante bananeira 
Faça alguma besteira

Depois estique os braços 
Apanhe a primeira estrela 
E procure o melhor amigo

 Para um longo e apertado abraço

 Roseana Murray. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.

2- Os versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”, presente no título do texto, é
(A) “Vá para o meio da rua E plante bananeira” 
(B) “Depois estique os braços Apanhe a primeira estrela” 
(C) “E mande a tristeza Pra longe, pro outro lado” x
(D) “E procure o melhor amigo Para um longo e apertado abraço”

Lendas do nosso folclore
        Mula-sem-cabeça
  É um animal quadrúpede com aparência de mula, como o próprio nome diz.
Não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço. Soluça como se fosse gente e, com seu galope, assusta as pessoas que saem a andar nas noites de lua cheia. Para afugentá-la, basta esconder dentes e unhas.
Nosso folclore, de Maria Regina Pereira e Zuleika de Almeida Prado. São Paulo: Ave-Maria, 1999.

3- As palavras que se referem à expressão “mula-sem-cabeça”, sem alterar a continuidade do texto, são
(A) fogo / unhas.
(B) gente / galope.
(C) pessoas / dentes. 
(D) animal quadrúpede / la (afugentá-la). x

domingo, 22 de maio de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - CHARGES - 8° ANO


Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988.
1.O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava. x
e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.



2. Observe o quadrinho:
Nele, o tempo verbal predominante na fala das personagens é o.
a) Presente do Indicativo
b) Imperativo afirmativo
c) Futuro do Presente x
d) Pretérito Perfeito
e) Pretérito Imperfeito

3.Assinale a alternativa INCORRETA.
a) A tira mostra a importância dada ao roubo de algo precioso para todos os personagens. x
b) O primeiro quadrinho leva a supor que o cozinheiro se refere a um crime
c) O segundo quadrinho revela que se trata apenas de um simples roubo.
d) O humor da tira é provocado por um final que surpreende o leitor.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - CHARGES -9° ANO

As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com
1- A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.X
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.




 2- A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira República”. Tal prática revelava a

a) Ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.
b) Ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
c) Restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d) Facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e) Ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.X



ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - TIRA - 6° ANO

Leia a tirinha para responder as questões:
Ela conta uma história que se passa no campo e os dois personagens são 
trabalhadores rurais.

1- Levando em conta as informações dadas responda: a linguagem empregada na fala dos personagens é típica do campo ou da cidade? Justifique. R - Apesar da imagem ser típica do campo para os dois personagens. A parte verbal é de acordo com a pronúncia formal.
2- A tirinha apresenta:
(   ) linguagem verbal.
(   ) linguagem não verbal.
( X) linguagem mista(verbal e não verbal).

 3- Observando o desenho e a fala dos personagens, escreva o número correspondente ao pronome que indica:
4- (  3) a pessoa que fala
( 2) a pessoa com quem se fala
(  1) a pessoa de quem se fala


5- Releia o primeiro o quadrinho e retire o pronome de tratamento usado para o tratamento intimo ou familiar.  R-Você

sexta-feira, 13 de maio de 2016

ATIVIDADES COM ADJETIVOS E LOCUÇÕES ADJJETIVAS - 6° ANO

1- Substitua as locuções adjetivas  pelos adjetivos correspondentes:
a) A vida do campo está livre da poluição.  Vida campestre
b) A luz do sol faz crescer as plantas. Luz solar
c) Uma viagem por mar deve ser maravilhosa. Viagem marítima
d) A criançada adora as festas de junho. Festas juninas
e) As linhas de ferro são importantes para o desenvolvimento. Férrea

2-  Circule os adjetivos nas frases abaixo:
a) A terra era bem jovem e tudo estava por ser feito.
b) A brilhante zebra branca era por demais vaidosa.
c) Como sou bonita.
d) Zombava cruelmente do pobre babuíno.
e) O babuíno possui o traseiro rosado até os dias de hoje


3- Assinale a frase em que:
a) A palavra “doces” é um adjetivo.
( X) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
(    ) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.
b) A palavra “velho” é adjetivo.
(    ) Um velho apareceu na rua.
( X) Um homem velho apareceu na rua.
c) A palavra “estranho”é adjetivo.
( X ) As crianças chegaram em um lugar estranho.
(    ) Um estranho pediu-nos algumas informações.

2. Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase. 
a) As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte.
b) O mar revolto assusta. 
c) As misteriosas sombras provocaram medo. 
d) Ele era um mentiroso. 
e) Estas bonitas violetas cresceram no meu jardim.

f) As estrelas cintilantes embelezam o céu. 
g) A luz clara e suave da lua ilumina as noites. 
h) As noites escuras e chuvosas tornam a cidade deserta. 
i) Pessoas apressadas correm para a estação. 
j) As águas tranquilas do mar convidam a um bom banho.