Anúncio

sábado, 29 de agosto de 2015

ATIVIDADE DE REDAÇÃO - MURAL SOBRE CULTURA NEGRA - 8° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO – MURAL - CULTURA NEGRA – 8° ANO

Primeira parte – apresentação de texto que fale sobre o negro.
 Ex: Sou negro, de Solano Trindade.

SOU NEGRO
Solano Trindade


Sou Negro .
Meus avós foram queimados
pelo sol da África,
minh`alma recebeu o batismo dos tambores,
atabaques, gonguês e agogôs.

Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda,
como mercadoria de baixo preço ,
plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.

Depois, meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi.

Era valente como quê!
Na capoeira ou na faca ,
escreveu não leu,
o pau comeu.
Não foi um pai João
humilde e manso.

Mesmo vovó
não foi de brincadeira,
Na guerra dos Malês,
ela se destacou.

Na minh´alma, ficou
o samba,
o batuque,
o bamboleio
e o desejo de libertação...



TRABALHO INDIVIDUAL -  Segunda parte

1- Procure, em jornais, revistas, internet, reportagens que falem sobre os negros: cultura, lutas contra a discriminação, conquistas.
2- Procure, filmes, novelas, seriados, peças teatrais... que tenham como assunto o negro/ movimentos negros. Faça uma lista de tudo encontrado, destacando inclusive atores principais e temática.
3- Faça um levantamento bibliográfico de literatura que aborde o negro como tema.
4- Cite grupos de dança, cantores ou conjuntos musicais de que você goste e que sejam formados por negros.
5- Selecione gravuras ou faça desenhos que sirvam para ilustrar o que você encontrou.

TRABALHO EM GRUPO – Terceira parte
1- Comparem e organizem as informações que obtiveram.
2- Montem um mural com ilustrações e as informações coletadas.

COM O (A) PROFESSORA – Quarta parte
Revisão dos textos para o mural.
Avaliação da apresentação.



ATIVIDADE DE REDAÇÃO - HABILIDADE ARGUMENTATIVA ESCRITA - 7° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO – 7° ANO

Tema para debate na sala.

  É melhor ser livre, mesmo tendo que correr riscos, ou é melhor abrir mão da liberdade para ter conforto e segurança?

 Existem situações em que vale a pena trocar a liberdade pela segurança ou trocar a segurança pela liberdade?

 É possível conciliar (combinar de forma satisfatória) esses dois desejos humanos: ser livre e ter segurança? Como?

 Utilizar textos para debate e conhecimento de pontos de vista a respeito da decisão de ser livre ou não. Ex: Fábulas:  A focinheira, O homem e o lobo.

Ao final do debate, começar o trabalho.

A proposta da atividade é oferecer ao aluno a oportunidade de exercitar a habilidade de argumentação escrita.

Sugestão de roteiro.

Que ideias e opiniões você tem sobre liberdade?

Se você fosse uma pessoa totalmente livre de todo e qualquer compromisso e responsabilidade e, por isso, pudesse fazer tudo o que quisesse, o que faria?

Escreva uma lista de pelo menos cinco coisas que você faria para aproveitar essa total liberdade.

Em seguida, troque sua lista com a de um colega e analise o que ele gostaria de fazer. 

Para cada item da lista dele você deverá escrever um pequeno texto, tentando convencê-lo com argumentos, fatos, exemplos etc, de que ele não conseguiria realizar aquele desejo.

Ele fará o mesmo com os itens de sua lista.

 Depois vocês dois deverão passar a limpo os trabalhos e apresentar aos colegas para que seus colegas possam tomar conhecimento de suas ideias e opiniões sobre liberdade.



ATIVIDADE DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO - 9° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO - 9° ANO

 Escreva um texto dissertativo sobre a televisão.

 Antes de dissertar, reflita sobre os seguintes pontos:

* As pessoas têm outras opções melhores de lazer além da televisão?

* Qual o efeito de propagandas de produtos nocivos à saúde como cigarros e bebidas?

* Haverá alguma relação entre a violência apresentada nas telas e a violência cada vez maior da nossa realidade?

* A televisão incentiva o consumismo?

* A televisão manipula opiniões?

* Reflita também sobre os aspectos positivos:

* a facilidade de chegar ao público;

* o entretenimento das pessoas, principalmente as solitárias;

* a possibilidade de mostrar acontecimentos do mundo inteiro com rapidez;

* a possibilidade de instruir.


 Siga a estrutura do texto dissertativo. Lembre-se de estruturar os parágrafos e organizar as ideias diferentes em parágrafos diferentes e sequenciados. Dê sua opinião na conclusão do texto e também dê a ele um título original.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ATIVIDADES COM TIRINHAS - RECONHECER O OBJETIVO COMUNICATIVO E SINAIS DE PONTUAÇÃO - 6° ANO

ATIVIDADES COM TIRINHAS -  6° ANO

TIRA 1


















TIRA 2





Por dentro do texto

1 – Observe que  na  tira 1 a expressão facial da personagem papa – capim muda de um quadrinho para outro. E na tira 2, porque a expressão do amigo de Chico Bento muda?

2 – No final de cada tira uma imagem chama a atenção para um problema ambiental. Qual é ele?

3 – Como podemos perceber que há personagens correndo nas duas tiras?

4 – Porque o personagem da tira 1, usou a palavra progresso para se referir ao problema ambiental?  

5 – Que sentido tem o sinal de pontuação na expressão usada pelo amigo de Chico? OBA, OBA!

6 – Como podemos chamar essas palavras?






GABARITO
1 - Ambos estavam sorridentes no primeiro quadrinho e mudam sua expressão quando são surpreendidos por uma área desmatada.

2 – O desmatamento.

3 – Pelo movimento das figuras e pelos traços curvos atrás das personagens  que  indicam um movimento acelerado para a frente.

4 – Porque o progresso está associado à destruição da natureza.

5 – A exclamação acentua o entusiasmo expresso pela interjeição.

6 – Interjeição.









ATIVIDADES SOBRE ARTE E CULTURA - 6° ANO

ATIVIDADES - A ARTE E A CULTURA – 6° ANO


OBSERVE A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR.
Image result for DESENHO DE ACORDEON

1 – Você conhece esses instrumentos musicais? Identifique-os.

2 – Quais da manifestações culturais do quadro você conhece?

Coco –  ciranda – reisado – cavalhada – catira – quadrilha
Hip –  MPB –  bossa nova  – capoeira –  chula  -  maracatu
Jongo – repente – embolada – maculelê – rasqueado - samba


3 – Verifique entre seus amigos aqueles que conhecem as mesmas manifestações culturais que você e aqueles que têm conhecimento de outras manifestações.

4 – Na sua opinião, os meios de comunicação costumam divulgar a cultura popular?

5 – Que tipos de música são mais divulgados hoje pelos meios de comunicação?

domingo, 9 de agosto de 2015

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- PRONOMES - 6° ANO

ATIVIDADES COM PRONOMES - 6° ANO

1- Considere esta frase.

 O pesquisador disse que as mulheres ficam admiradas com as incríveis habilidades apresentadas por seu robô, por isso elas o elogiam muito.

A) O pronome pessoal destacado pode estar se referindo a dois substantivos. Quais são eles?

B) Que problema o uso inadequado do pronome causa na frase?

2- Complete com pronomes demonstrativos.

A) ------------- documento aqui é a prova de minha inocência!
B) ------------- documento lá é falso.
C) O senhor tem como provar que ------------- documento é falso?

3- Identifique os pronomes indefinidos nas frases abaixo:

A) Os robôs poderão fazer tudo aquilo que as pessoas quiserem.
B) Poucos acreditavam que aquela máquina tivesse mesmo algum sentimento.
C) Nenhuma criança teria qualquer dúvida em preferir um robô a outro brinquedo.



GABARITO
1-O o pode se referir a pesquisador ou a robô.

A frase fica com duplo sentido, pois não é possível saber se as mulheres elogiam o pesquisador ou o robô.

2- Este, aquele, esse.

3- Tudo
Poucos, alguns
Nenhuma, qualquer, outra.